Como é o ingresso do jovem no Grupo Escoteiro

Visitante: o jovem que tiver interesse em ingressar em um grupo escoteiro, poderá experimentar as atividade por até 4 vezes sem necessidade de fazer o registro definitivo. Nesse período, ele conhecerá as atividades, os outros jovens e a forma de trabalho ficando mais seguro para decidir se realmente deseja se tornar um escoteiro. Durante esse período, o jovem só poderá participar das atividades de sede e com o acompanhamento do responsável. As atividades fora de sede não são permitidas para jovens visitantes.

Registro: na quarta visita, o jovem e sua família deverão decidir se querem continuar frequentando o grupo e em caso positivo, os responsáveis deverão preencher as fichas de registro e médica e entregá-las a direção do grupo que lançará os dados no sistema e gerará o boleto para pagamento da anuidade(*1) . A partir desse momento, o jovem já se torna um escoteiro e poderá participar de todas as atividade do grupo.

Período Introdutório: ao fazer o registro, o jovem inicia a sua jornada dentro do ramo relativo a sua faixa etária. A primeira etapa de todos os novatos é concluir algumas tarefas para conhecer o escotismo mais a fundo e se preparar para a Promessa Escoteira. Esse período leva, normalmente, entre 1 e 3 meses, dependendo de um jovem para outro. Durante esse período, o uniforme ainda não é obrigatório e os responsáveis terão esse tempo para providenciá-lo. Ao concluir o período introdutório, o jovem estará pronto para realizar sua promessa.

Promessa Escoteira: é uma cerimônia simples em que o jovem que já entende o que é ser escoteiro, faz a sua promessa diante de todo o grupo e recebe seu lenço e distintivo de promessa. A partir desse momento, ele iniciará sua trajetória escoteira.